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1. Sobre o Milho & Brasa. Qual é o conceito?

Estamos falando de um processo de evolução pessoal e profissional por parte dos proprietários, que possuíam uma pequena lanchonete que ficava próximo à estrada entre as cidades Ilhéus-BA a Itabuna-BA.

Nessa lanchonete trabalhava-se com produtos à base do milho, caldo de milho, bolo, caldos e diversos outros derivados do milho.

Depois de alguns anos trabalhando no mesmo local, os proprietários iniciaram sua meta de ter um restaurante maior e com uma proposta diferenciada, assim nasceu a ideia do MILHO & BRASA, uma proposta que preservou sua história com Milho e sua relação com o churrasco.

Quando recebemos o convite para conhecer o projeto, foi uma surpresa ver que naquela região teríamos empresários dispostos a investir em algo tão inovador e transformador para a localidade.

O Milho & Brasa nasceu com o propósito de elevar o nível de serviço e proposta alimentar na região do BANCO DA VITORIA, localizado na rodovia Jorge Amado que liga Ilhéus e Itabuna, BA.

A nossa gratificação por fazer parte deste projeto, deve-se principalmente à resiliência e capacidade de sobrevivência dos empreendedores, em 2020. O projeto estava pronto para ser inaugurado com a chegada da pandemia COVID-19, obrigando-nos a encerrá-lo em março / 2020, o que estava programada a inauguração para 05/01/2020, um alto investimento e agora diante de uma crise global precisávamos ter capacidade de sobreviver a tudo. Passamos 8 (oito) meses fechados com tudo pronto até que em 18/12/2020 abrimos a casa MILHO & BRASA, no bairro Banco da Vitoria, em Ilhéus-BA, Brasil.

Atualmente, temos pouco mais de 70 dias de operação e estamos colhendo resultados que vão além do cenário realista traçado em nosso plano de negócios e desenhado em 2019, alterado em 2020. Um desafio a ser superado por todos proprietários, colaboradores e consultores.

 

2. Como a Guersola Consultoria se envolveu no projeto?

O envolvimento da Guersola Consultoria deu-se a partir do conhecimento de seus executivos Adalberto Santos, membro oficial da FCSI AMERICA LATINA e Flávio Guersola, membro oficial da FCSI AMERICA LATINA. Ambos com conhecimentos específicos que pensaram na estratégia comercial, marketing digital, estruturação de equipes, treinamento das equipes envolvidas, implantação de sistemas operacionais e administrativos.

Durante o período de fechamento do mercado em 2020 devido a pandemia o maior desafio foi não deixar as obras pararem, mantendo a atividade e organização da casa como se fosse abrir no dia seguinte, isso foi fundamental.

Ao mesmo tempo, desempenhamos um papel importante em levar segurança e tranquilidade aos proprietários que, até aquele momento não haviam participado de um projeto com essa grandeza.

 

  

3. Qual foi o briefing original? O que o cliente deseja alcançar?

O briefing original era construir uma casa / restaurante que pudesse ter capacidade para servir mais pessoas / clientes.

O foco do cliente era atingir níveis de serviço e qualidade dentro dos padrões internacionais de restauração, mas com um serviço local, no qual pudéssemos compartilhar, simpatia, vivência, e envolvimento com o cliente.

 

4. Qual foi o seu papel no projeto e por que foi útil para o cliente ter um consultor FCSI a bordo?

O nosso papel aliou a garantia e experiência de mercado às estatísticas e geração de cenários possíveis que o restaurante enfrentaria, sendo um restaurante com 120 lugares e possuindo uma boutique de produtos de milho, buffet café da manhã, buffet almoço, à la carte e um bar para serviços noturno, sabíamos que a experiência e a relação do consultor FCSI com o projeto seriam fundamentais.

 

5. Quais foram os principais desafios enfrentados ao longo do projeto e como forma superados?

O principal desafio foi fechar ou parar o projeto em março/2020 com a inauguração prevista para 1º de maio de 2020.

O mais difícil foi a falta de solução para a fase aguda da PANDEMIA, e ver o tempo passar com o restaurante pronto e ao mesmo tempo mantendo-o fechado.

A forma como superamos esse desafio foi apoiando os proprietários em seus demais empreendimentos, criando um mecanismo de ação, gerando ações de oportunidades em questões como o Delivery e principalmente datas comemorativas, para aquecer as vendas dos produtos e garantindo uma receita as despesas e manter o projeto.

 

6. Neste projeto, iniciamos o relacionamento do restaurante com a indústria. Como isso aconteceu?

Através do relacionamento que a Guersola Consultoria desenvolveu com o mercado e principalmente com a indústria alimentícia, conseguimos vincular / apresentar nosso projeto aos principais players do mercado como CEPERA ALIMENTOS, AJINOMOTO FOODSERVICE, CERVEJARIA DEVASSA, KIBON entre outros.