A produção brasileira de milho é a terceira maior do mundo, com incrementos de produtividade nas últimas 10 safras de 5,7% ao ano. A área de milho cultivado em 2ª safra representa 75% da área e 74% da produção nacional.
Essa evolução é possível devido à introdução de tecnologias de produção em clima tropical. A SLC Agrícola tem um papel fundamental nesse processo, sendo reconhecida com o troféu destaque na produção de milho há mais de 10 anos. O milho é a base energética da alimentação de aves, suínos e bovinos, além de ser destinado à alimentação humana. O milho tem papel fundamental para a nossa rotação de culturas, pois produz uma grande quantidade de palha que auxilia na proteção do solo, na reciclagem de nutrientes e no incremento de matéria orgânica no solo.
Planejamento Agrícola
O milho é planejado devido aos seus benefícios agronômicos e faz rotação com soja e algodão. Tem papel fundamental na diluição dos custos fixos das fazendas, principalmente onde ele é cultivado em 2ª safra, nos estados de MT, de MS e do MA. O planejamento de insumos leva em conta a expectativa de produção para cada época de semeadura, visando obter o melhor custo/benefício, e as decisões sobre os híbridos que serão plantados ocorre com base no nosso banco de dados de pesquisa e conforme as biotecnologias identificadas como necessárias para o sistema de produção.
Colheita
O milho é colhido durante os meses de junho e julho nas fazendas que possuem 2ª safra. As máquinas utilizadas são as mesmas que realizam a colheita de grãos, mudando somente a plataforma de recolhimento das espigas.
Beneficiamento e armazenagem
O processo de beneficiamento e armazenagem do milho se inicia com o recebimento no armazém, seguido pela pré-limpeza do grão, pela secagem, pelo armazenamento e pela posterior expedição do grão armazenado.
Como chegamos até você
O ciclo produtivo da cultura do milho se inicia pela análise de mercado, na qual é definida a área a ser plantada. Posteriormente, são definidas as lavouras e todo o planejamento da cultura e a execução das atividades agrícolas necessárias. Depois de colhido, o milho em grão é armazenado na fazenda até ser comercializado para clientes do mercado interno e externo. O destino final do milho é como principal componente energético de rações para aves, suínos e bovinos, no processo de produção de carnes, destinadas à alimentação humana. Somente uma parcela menor do volume produzido de milho é utilizada diretamente na dieta humana, como farinhas, óleos, adoçantes, macarrão e biscoitos, entre outros alimentos em que o milho é componente.
Commentaires