Buscar
  • milhoebrasa

De onde vem o chocolate: um passeio pelas fazendas de cacau de Ilhéus

Fugir do estresse da cidade grande muitas vezes é mais do que necessário. Respirar o ar do interior tem sido um caminho cada vez mais buscado pelos habitantes das metrópoles. Por isso, está em alta o turismo rural, modalidade que incentiva aos viajantes a entrar em contato com a natureza, o campo e as plantações como forma de relaxar e esquecer os problemas cotidianos.




Uma dica para quem vai para lá é conhecer a Estrada do Chocolate, a primeira estrada temática da Bahia, na Costa do Cacau. A Estrada do Chocolate, então BA-262, liga as cidades de Ilhéus e Uruçuca, chegando à BR-101. No roteiro, os turistas conhecem a cultura do cacau e a produção do chocolate por meio de visitas a fazendas existentes ao longo da BA-262, com sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental. A Bahia, hoje, divide com o Pará o posto de maiores potências na produção de cacau. No estado nordestino, só em Ilhéus e regiões próximas estão presentes mais de 40 marcas de chocolate, uma das maiores concentrações de produtores de todo o país.


Uma das fazendas é a Fazenda Capela Velha, produtora de cacau desde sua origem no século XIX. Hoje, além de produzir o fruto, o lugar produz derivados de cacau com a empresa DOCACAO, que tem no portfólio itens como licores, geleias, entre outros, além, claro, das barras de chocolate. A fabricação é totalmente artesanal e é feita com matéria prima 100% original, colhida na própria fazenda. O público pode viver essa experiência a partir de visitas guiadas, que incluem um passeio seguindo um tour do viveiro de mudas até a fábrica de chocolate. O roteiro inclui ainda as fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas com fábrica de chocolate gourmet, fazendas de cacau, dentre outros atrativos.


Outra opção incrível é a Fazenda Yrerê, na rodovia que liga Ilhéus a Itabuna. A visita é mais um mergulho na história do cacau e contempla um verdadeiro desfrute das belezas e culinária locais. Com um roteiro conduzido por trabalhadores rurais da própria fazenda, a visita dura aproximadamente duas horas e pode ser feita em qualquer dia da semana, em uma paisagem cercada de flores, plantas e um visual incrível.


Tem ainda a Fazenda Provisão, também entre Ilhéus e Uruçuca, que incentiva o turismo rural. Entre os atrativos, a fazenda oferece uma visita à roça produtiva de cacau, com destaque à colheita do fruto. O local ainda conta com visita à Mata Atlântica por trilhas, um convite a conhecer a fauna e a flora locais. E, para encerrar o passeio, uma bela visita ao conjunto arquitetônico e ao acervo histórico da fazenda, que conta com uma casa colonial totalmente preservada, um prato cheio para quem ama história.


As belezas de Ilhéus e região vão muito além das praias. A região é muito rica e tem como grande marca a força do cacau. É, sem dúvidas, um destino perfeito para quem busca o turismo rural como rota de fuga da loucura das grandes cidades e, principalmente, um lugar para curtir com a família e levar boas histórias para a vida!


Fonte: http://www.qualviagem.com.br/


#fazendasdecacau #ilheus #ilheusba #turismorural